O Município de Sooretama possui uma área de 587,38 quilômetros quadrados. É privilegiado com a Reserva Biológica de Sooretama, que possui uma área de 23.126 hectares, formando um paraíso de Mata Atlântica, com uma imensa diversidade biológica, sob a administração do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA).
 
O relevo é caracterizado por planícies, sendo a altitude de 30 metros acima do nível do mar. A temperatura oscila entre 16 e 38 graus centígrados, com o inverno seco e chuvas no verão. Possui uma pequena área territorial banhada pela Lagoa Juparanã e outra pelo Rio São José. Os principais córregos são o Cupido, o Chumbado, o Calçado e o Juerana. Há uma grande preocupação com a Lagoa Juparanã, que é abastecida pelo Rio São José, que, por sua vez, é abastecido por águas de outros afluentes, a partir da cidade de Mantenópolis, na divisa com Minas Gerais. É na referida lagos que a Prefeitura está desenvolvendo o principal ponto turístico, em fase de implantação, que é o Balneário de Comendador Rafael.
 
Ao sul e leste, o Município de Sooretama faz divisa com Linhares; ao norte, com Jaguaré; e ao oeste com Vila Valério e Rio Bananal. Possui os povoados de Juncado, Chumbado e Comendador Rafael, sendo este último banhado pela Lagoa Juparanã. Distante da Capital 159 quilômetros, com acesso através da BR 101.
 
 
Unidade Federativa: Espírito Santo
Mesorregião: Litoral Norte do Espírito-Santense
Microrregião: Linhares
Municípios limítrofes: Jaguaré, Linhares, Rio Bananal, Vila Valério
Distância até a capital: 119 km
Área: 593,366 km²
Densidade: 40,21 hab/km²
Clima: 28

BOLETIM INFORMATIVO

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Telefone

(27) 3199-0266

Sessões Plenárias

Sessões

Endereço

Rua Vitório Bobbio, n° 281 - Centro
Sooretama/ES - CEP: 29927-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.