Secretaria de Educação lança Projeto sobre Educação X Saúde Mental em Tempos de Pandemia.

A finalidade do projeto é realizar serviços especializados para atuar frente as demandas relacionadas aos professores e familiares do município de Sooretama-ES.

07 de maio de 2021 às 00h00.

Diante a diversidade de situações que a pandemia Covid-19 proporcionou e está proporcionando no nosso município e no mundo, a Secretária Municipal de Educação, Raquel da Silva Filipe, juntamente com sua equipe, definiu metas para minimizar os problemas e proporcionar mais acolhimento aos profissionais e famílias que fazem parte do Sistema Municipal de Educação de Sooretama-ES.

Então, sabemos que a pandemia está sendo desafiadora para todos nós, a realidade modificada de forma repentina, em razão de um vírus, alterou a rotina e a jornada de trabalho em todos os cantos do mundo, levando muitos deles à exaustão e sem condições emocionais para planejar o futuro, seja no ensino público ou no privado, na educação básica ou na universidade.

A preocupação aumenta quando o tema é a saúde física e mental desses profissionais, que estão interagindo menos com os seus colegas de trabalho e realizando atividades remotas nos lares, por estarem presentes no lar o dia todo e muito próximos aos problemas do cotidiano, no mesmo momento que precisam desenvolver suas tarefas escolares. Sabemos que o lar ou seja nossas casas são espaços de descanso para todos nós,  e hoje é visto e usado como  espaço de labor, com o cenário de incerteza sobre a volta à rotina presencial ou a continuidade das aulas remotas, os profissionais da educação estão preocupados, cansados e com dificuldades de planejar o futuro.

Então, diante todas essas questões a proposta da Secretária Municipal de Educação é de oferecer um espaço para os professores  e famílias, onde possam falar de situações que o angustiam como também compartilhar aquelas que o fazem vibrar. De acordo com Kupfer (1997), além de abrir espaço para a fala, a psicologia coloca-se também em posição de escuta ativa.

Dessa forma, professores e famílias terão seu momento para falar e ao mesmo tempo terão alguém para ouvi-los. Essa relação entre o falar e ter alguém para ouvir vai construindo e consolidando um ambiente de confiança que estimula uma relação verdadeira entre as pessoas e os grupos. Mailhiot (1998) diz: “Já se aceita como um dado de realidade que somente em um clima de grupo em que as comunicações são abertas e autênticas, as necessidades interpessoais podem encontrar satisfações adequadas” (p. 70).

A Secretaria Municipal de Educação, aponta ações estratégicas para minimizar os impactos da Covid-19, proporcionando acolhimento dos profissionais e famílias, através de escuta ativa com pequenos grupos de profissionais e palestras com escolas.

A finalidade do projeto é realizar serviços especializados para o desenvolvimento interpessoal e intrapessoal, orientação socioemocional, para atuar frente as demandas relacionadas aos professores e familiares do município de Sooretama-ES, para atuar como apoio complementar das políticas públicas de saúde mental já existentes.

As atividades serão organizadas por meio de calendário, distribuídos entre os meses de maio até outubro. Tendo o início das tarefas no dia 10/05/2021.

Equipe responsável pela elaboração e execução do Projeto:

Coordenação:

Raquel da Silva Filipe - Secretária de Educação

Luciene Viana – Pedagoga e Psicóloga

Kátia Petimo Barreto Almeida - Pedagoga

Execução do Projeto:

Camila Rocha Marques Poubel - Psicóloga

Luciene Viana – Pedagoga e Psicóloga

Ana Claudia da Silva Sarmento – Voluntária - Psicóloga

Rafaela Del Piero – Voluntária - Psicóloga

Lara Sirtoli Duano – Estagiária de Psicologia - Faculdade Pitágoras

Texto: Luciene Viana
Edição: Edilson Lopes

BOLETIM INFORMATIVO

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Instagram

Sessões

Copyright © Prefeitura Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec