Em Sooretama a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Meio Ambiente se unem numa ação em combate a dengue

Serão distribuídos para as famílias sooretamense mini bags para separação de material reciclável.

07 de maio de 2024 às 08h58.

A relação doenças epidêmicas e meio ambiente geralmente é direta. Quando há desequilíbrio ecológico, certamente a chance de aparecer epidemias por vírus e bactérias é muito grande. Com a dengue não é diferente. O mosquito aedes aegypti ganhou espaço na zona urbana pela falta de predadores naturais e os maus hábitos da população. Com a proximidade das moradias, aglomeração de pessoas e resíduos lançados de qualquer forma, ficou fácil para o mosquito se proliferar e causar doenças.

Um artigo publicado na Fiocruz em 2020 destaca que a coleta seletiva é um fator de proteção contra doenças como a dengue. Ao realizar o descarte correto dos resíduos recicláveis, o aedes aegypti perde seus criadouros artificiais. Com isso, nascem menos mosquitos. E com menor população de mosquitos, a contaminação de pessoas pelo vírus da dengue diminui.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Sooretama se uniram em uma ação para combater esse mosquito que tanto mal faz a nossa população.

Os agentes comunitários de saúde distribuirão mini bags para que as famílias possam separar o material reciclável que posteriormente será recolhido pela Associação de Catadores de Material Reciclável de Sooretama. O caminhão da coleta seletiva passará nos bairros de acordo com o cronograma abaixo:

Você pode separar os seguintes materiais dentro da sua mini bag para a coleta seletiva:

- Papel: Jornais, revistas, caixas, embalagens de papelão, folha de caderno e envelopes;
- Plástico: Garrafas pet, embalagens de plástico, isopor e sacolas;
- Metal: Latas de alumínio e de metal, tampas de garrafa, materiais de aço em geral;
- Vidro: Copos, garrafas, potes, frasco de medicamento, perfumes, desinfetantes e materiais de vidro.

Se você ainda não recebeu o seu mini bag para realizar a coleta seletiva em sua casa, entre em contato com o seu agente de saúde e solicite o seu mini bag. Juntos podemos acabar com o mosquito da dengue.

Por Edlson Lopes
Superintendente de Comunicação

BOLETIM INFORMATIVO

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Instagram

Sessões

Copyright © Prefeitura Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec