Exposição de animais silvestres na escola João Neves Pereira
quarta-feira, 30 de março de 2022

A escola João Neves Pereira, através do trabalho da professora Sandra Deluca em parceria com a Secretaria Municipal de meio Ambiente, montou uma exposição, através de uma mini floresta, para mostrar a diversidade da fauna nativa do Município de Sooretama-ES.

De acordo com a professora, em razão do aniversário do município de Sooretama, a escola desenvolveu um projeto para estudar os aspectos naturais e econômicos do município, entre estas ações esta a importância de mostrar para nossos alunos que quase a metade do território de Sooretama (43%) é coberto por uma única Reserva Biológica e que ela é uma importante  unidade de conservação. A grande maioria de nossos alunos não tem consciência de que a unidade de conservação faz parte do município.

Trabalhar a educação ambiental dentro da escola também faz parte de nosso compromisso de formar cidadãos consciente com o bem estar do nosso planeta e sua conservação, acrescenta a professora.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente de Sooretama, Dolores Colle esses animais fazem parte da nossa biodiversidade e juntamente com a diversidade de espécies de plantas, coloca Sooretama entre os 25 ambientes de maior riqueza biológica mesmo sendo um dos ecossistema mais ameaçados do planeta, sendo que muitas destas espécies só ocorrem aqui. Isso faz com que a Rebio de Sooretama seja reconhecida pela UNESCO como um dos "25 hotspost da biosfera".

....Conhecer nossas espécies é muito importante para a preservação ambiental e fazer deste patrimônio natural o grande atrativo para o desenvolvimento econômico e social do interior do município. Precisamos aprender a empreender conservando nossa riqueza natural, sendo que uma boa opção é o desenvolvimento do agro e do ecoturismo nas propriedades rurais no entorno da Rebio. Isso ajudará a preservar a natureza e podemos ganhar financeiramente com isso.

Os animais taxidermizados pertencem a Reserva Biológica de Sooretama e foram emprestados para a exposição. Todos  foram recolhidos já mortos atropelados na BR 101 ou através de ações de fiscalização no combate a caça no interior da  Rebio.