Procon de Sooretama orienta consumidores a reforçar os cuidados na semana da Black Friday
quinta-feira, 25 de novembro de 2021

O Procon Municipal de Sooretama/ES, órgão conveniado com o Procon Estadual do Espirito Santo, informa que várias empresas locais estão participando da Black Friday, evento de descontos e promoções que acontece dia 26 de novembro (sexta-feira). O objetivo deste alerta é apresentar dicas para que a data não traga problemas para os consumidores de nossa cidade. “As ofertas e promessas feitas aos consumidores deverão ser cumpridas integralmente e os preços, informados de forma correta e não deixando espaço para dúvidas. Casos de descumprimento da legislação ficarão sujeitos à multa prevista no Código de Defesa do Consumidor”, alerta Jucemar Abner de Souza, Gerente Administrativo do Procon Municipal de Sooretama.

O Procon Municipal reforça que o consumidor deve valorizar o seu dinheiro, refletir antes das suas compras e ficar atentos aos cuidados necessários para evitar dor de cabeça.

CUIDADO COM OS GOLPES

No caso de compras online, o consumidor deve ter cuidado para não cair em golpes e estar atento para alguns pontos: verificar no site os dados da empresa, como endereço físico, telefone, e-mail, CNPJ e nome. Também é recomendável consultar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal, para verificar a data da criação e a situação da empresa, além de outros dados.

De acordo com o gerente do Procon, é necessária atenção redobrada na hora da compra. “Nesse período é importante que o consumidor pesquise antecipadamente. Algumas empresas sobem o valor na véspera das promoções e baixam na data da Black Friday como se fosse uma oferta. Essa prática é considerada publicidade enganosa, se o consumidor tiver ciência de preços e propagandas enganosas pode procurar o Procon e realizar uma denúncia”, salienta.

Empresas criadas há poucos dias antes da data promocional ou que tenham como endereço físico um local em que não há nenhuma atividade podem ser indícios de problemas.

AÇÃO DO PROCON

Na edição do ano passado, foram registrados no Procon mais de trinta atendimentos relacionados à Black Friday entre reclamações de consumidores que enfrentaram problemas com as compras e também consultas e orientações sobre o assunto. As principais queixas relatadas foram: atraso ou não entrega; pedido cancelado após a finalização da compra; maquiagem de desconto (situação em que o desconto oferecido sobre o preço do produto/serviço não é real); produto/serviço indisponível; mudança de preço ao finalizar a compra; produto/serviço entregue diferente do pedido, incompleto ou danificado

“O Procon Municipal de Sooretama/ES deseja que a data seja um sucesso para todos. Aos consumidores, compras feitas de modo consciente e aos fornecedores, boas vendas. As empresas já sabem o que devem fazer e quais são suas obrigações, esperamos que tudo ocorra bem, mas estaremos atentos aos casos de desrespeito ao consumidor”, afirma o gerente administrativo do órgão de defesa do consumidor.

RECLAMAÇÕES E DENÚNCIAS

Para denunciar, o consumidor ou cidadão que se sentiu lesado pode ligar para o número do Procon Municipal (27) 3273-1282, ramais 253 e 258, ou para o número do Procon Estadual (27) 3323-6237.

Texto: Jucemar Abner (Gerente Administrativo do Procon Municipal)
Edição: Edilson Lopes (Superintendente de Comunicação)