Prefeitura promove a Semana do Meio Ambiente entre os dias 03 e 07 de junho
quarta-feira, 29 de maio de 2019

A Prefeitura Municipal de Sooretama através da Secretaria de Meio Ambiente, apresenta programação para a semana do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (SEMTUCEL), Assessoria de Comunicação, Secretaria de Agricultura, Reserva Natural Vale, Reserva Biológica de Sooretama, Projeto Pró-Tapir e o Instituto Socioambiental Sooretama - ISAS. O evento ocorrerá entre os dias 04 a 10 de junho de 2018.

A realização das ações é mais uma forma de contribuir na formação dos atores locais para compreender melhor a realidade socioambiental a partir da problematização e reflexão sobre os fatores que exercem influencia sobre o bem estar da sociedade no presente e perspectivas futuras.

• Estimular o interesse da comunidade ao engajamento na causa ambiental;
  • Promover a educação ambiental nas escolas visando a formação de pessoas comprometidas com um modelo de vida sustentável e aptas a dialogar e propor medidas e práticas sustentáveis a serem adotadas pelos diferentes segmentos da sociedade;
  • Chamar à reflexão e à consequente conscientização sobre o uso dos recursos naturais, como a terra, água, florestas, fauna, ar, luz, entre outros.

Durante a semana acontecerão as seguintes ações:

EXPOSIÇÃO DA MINIFLORESTA

Montagem de mini floresta nas dependências da Prefeitura Municipal de Sooretama, com exposição de animais taxidermizados, demonstrando ao público a importância da preservação do meio ambiente, e contemplando os últimos resquícios de Mata Atlântica de Tabuleiros que é o Complexo Florestal Sooretama formado pela Reserva Biológica de Sooretama, Reserva Natural Vale, Reserva Particular do Patrimônio Natural Recanto das Antas e Mutum Preto. Com horário e data previamente agendada pelas escolas junto a Secretaria de Meio Ambiente, onde o professor/monitor.

CINEMA VERDE NA BIONATIVA – 03/06/2019 (SEGUNDA-FEIRA)

Apresentação de mostra de vídeos ambientais do projeto Tela Verde, nas dependências da Bionativa, para alunos da rede municipal de ensino,  onde o professor/monitor escolherá o tema do curta-metragem a ser apresentado. A equipe da SEMUMA  organizará a exposição e apresentação dos vídeos. O evento também é aberto aos pais dos alunos mediante agendamento pelo telefone 27 99884-4965

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO DOS USUÁRIOS DA BR-101 – 05/06/2019 (QUARTA-FEIRA)

Ação prevista para ser realizada no dia Mundial do Meio Ambiente 05/06, com abordagem dos usuários que trafegarem pela rodovia entre o horário de 09h30min as 16h00min, no POCOF próximo a ponte de Barra Seca KM 102,5, distribuindo material informativo e sensibilizando os usuários sobre a importância da preservação do ambiente natural. Será ofertado para os motoristas abordados, mudas de espécies nativas e frutíferas para arborização.