Procon de Sooretama orienta consumidores para as compras de gêneros alimentícios

Clique aqui para acessar as dicas.

23 de abril de 2021 às 00h00.

Em meio a essa pandemia que o mundo está vivendo, o Procon vem cumprir seu papel de orientar e alertar consumidores municipais, para o Gerente do Procon municipal de Sooretama-Es, Abner de Souza, “até pela euforia que toma conta das maiorias das pessoas neste momento difícil que estamos passando, é preciso ter ainda mais cautela e atenção na hora de realizar suas compras mensais de alimentos e produtos da cesta básica. ”

Para minimizar futuros problemas com as compras mensais de alimentos comprados para sua casa, observe estar orientações do Procon:

1. faça sempre pesquisa de preços e se optar por compras à vista, leve em consideração as taxas de juros praticadas pelo estabelecimento. Do ponto de vista econômico, se puder, o melhor é ter um bom desconto com pagamentos à vista.

2. ficar atento às promoções também é importante. Certifique-se de que nelas, tanto o preço quanto o produto, realmente valem a pena, se estão em perfeitas condições, e se permitem troca.

3. importante: mesmo produtos sem garantia de fábrica, têm garantia legal de 90 dias. O Consumidor precisa apenas da nota fiscal para exercer o seu direito.

4. se houver problemas com a mercadoria adquirida, mesmo que seja importada, o consumidor tem seus direitos resguardados pelo Código de Defesa do Consumidor artigo 18 do CDC, desde que não perca os prazos legais para reclamar: 30 dias para produtos não duráveis e 90 dias para duráveis. Por outro lado, o fornecedor tem 30 dias para resolver, a partir da data da reclamação. Se não o fizer nesse tempo, o consumidor continua tendo direito a: restituição do valor pago corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por um outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.

5. tudo o que for anunciado, tem que ser cumprido pelo estabelecimento.

Seis itens da cesta básica apresentaram variação superior a 25% entre o menor e o maior valor, na pesquisa mensal de preços realizada pelo Procon de Municipal Sooretama-Es. Entre os alimentos, preços bem distintos para a cebola, o tomate e o arroz. Nos produtos de limpeza e de higiene pessoal, sabonete, sabão em pó e papel higiênico. Ao todo, entre os dias 19 e 22 de abril, o Procon de Sooretama pesquisou 44 itens da cesta básica assim relata a nossa pesquisadora por nome de Rilari de Barros, em cinco estabelecimentos. Na pesquisa, o órgão municipal também constatou que a água sanitária, e o detergente apresentam variação de preços superior a 90%, sobre o maior valor para o menor preço entre os estabelecimentos do município onde os dados foram colhidos (confira a pesquisa completa, abaixo). Por isso, pesquisar os preços antes da compra é a recomendação do Procon para quem deseja economizar no orçamento doméstico.

Neste mês de abril, a soma dos itens de menor valor da cesta básica ficou em R$ 400,03 e a dos itens de maior valor em R$ 465,05, uma variação de 13,98% entre os itens de maior e menor valor, o produto com maior aumento de preço em relação a este mês foi a carne bovina patinho, com alta de 21,01%, entre o maior valor para o menor preço, O óleo de soja também está mais caro: alta de 15%, respectivamente. Em contrapartida, tiveram redução nos preços da banana da terra, a mortadela, feijão e ovos.

Além dos valores, o consumidor deve se atentar para a data de validade dos produtos, principalmente dos oferecidos a preços promocionais, para que não corra o risco de comprar alimentos em grande quantidade e não conseguir consumi-los dentro da validade. A legislação determina que os estabelecimentos que vendem gêneros alimentícios divulguem a data de validade dos produtos com preços promocional

Em caso de dúvidas, O Procon de Sooretama/ES fica localizado na Rua Basílio Cerri, Bairro: Centro, n° 44, Sala 05, CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, Cidade: Sooretama/ES CEP: 29927-000, Telefone: (27) 3273-1282 ramal 258, centro, atendimento preferencialmente presenciais com a nossa Gerente/Assistência Jurídica Pública Municipal do Procon especializado em Direitos dos Consumidores, tirem suas dúvidas junto ao Procon Municipal de Sooretama/Es atende de segunda as sexta-feira das 08 horas às 17 Horas.

Clique aqui para acessar a pesquisa.

Superintendente de Comunicação

BOLETIM INFORMATIVO

• Ícone do Youtube
  • Ícone do Instagram

Sessões

Copyright © Prefeitura Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec