Vacinação contra a gripe começa nesta segunda, dia 23, em Sooretama.

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (23/3) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nesta primeira etapa, os públicos prioritários são idosos e trabalhadores da saúde. Serão realizadas mais duas etapas em datas e para públicos diferentes. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no dia 9 de maio (sábado).

Neste ano, o Ministério da Saúde mudou o início da campanha, de abril para março, para proteger de forma antecipada os públicos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para coronavírus, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde. Estudos e dados apontam que casos mais graves de infecção por coronavírus têm sido registrados em pessoas acima de 60 anos, grupo que corresponde a 20,8 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, a primeira etapa da campanha contempla esse público.

A etapa seguinte da campanha terá início no dia 16 de abril com objetivo de vacinar doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A última fase, que começa no dia 9 de maio, priorizará crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todas as unidades de saúde do município irão ofertar a vacina. A equipe da saúde irá organizar os idosos, que buscarem a vacina nesta primeira etapa, na parte externa das unidades de saúde respeitando os cuidados contra o coronavírus. Os agentes de saúde do município estão identificando os idosos que não conseguem se dirigir aos postos de saúde por conta da saúde fragilizada; para este público a equipe organizou uma equipe de vacinação volante que irá na casa do idoso realizar a vacinação. Acaso você tenha algum idoso em casa que não recebeu a visita do agente de saúde ou de nossa equipe volante, entre em contato com a Secretaria de Saúde na sede do órgão ou no postinho de saúde mais perto de sua casa, que uma equipe será direcionada para realizar a vacinação.

Por Edilson Lopes
Assessor de Comunicação e Imprensa

 

Data de Publicação: sábado, 21 de março de 2020

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Rua Vitório Bobbio, n° 281 - Centro
Sooretama/ES - CEP: 29927-000
Telefone
(27) 3273-1282
E-mail
imprensa@sooretama.es.gov.br
Horário de funcionamento
Segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00

Localização