Conheça como funciona a Educação no município de Sooretama
quarta-feira, 03 de abril de 2019

O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Dentro do sistema público de ensino existem as instituições federais, mantidas pelo Governo Federal (exemplo: IFES Linhares), as instituições estaduais, mantidas pelo Governo do Estado (exemplo: Colégio Armando Barbosa Quitiba) e as instituições municipais, mantidas pela Prefeitura (exemplo: EMEF Professor Alberto Stange Júnior). Dentro dessa esfera a manutenção da estrutura física e pagamento de professores e outros profissionais compete somente aos órgãos que as mantém.

Atendendo a divisão proposta pela LDB, a educação básica em Sooretama conta com 9 escolas de Educação Infantil e 6 escolas de Ensino Fundamental. A atual administração tem atuado ativamente na melhoria da estrutura física de cada uma das escolas, construção de novas unidades de ensino e contratação de profissionais capacitados para a bonita tarefa de ensinar.

Estrutura Física

Em diversas escolas pequenos reparos foram realizados antes do início do ano letivo para receber com mais segurança e conforto os nossos alunos. Nas escolas que havia necessidade carteiras novas foram colocadas, além da instalação de bebedouros, reparos em alguns equipamentos e substituição e reforma de móveis em alguns refeitórios.

Reforma da EMEF João Neves Pereira

Também está em andamento a tão esperada reforma da EMEF João Neves Pereira, uma reivindicação antiga da comunidade escolar que está se tornando realidade. No início do ano letivo a maioria das salas já estavam aptas para uso e outras estão sendo finalizadas. A reforma ampliará o n[úmero de salas da unidade e os alunos e professores terão mais conforto e segurança durante o processo de aprendizagem.

Quadras Poliesportivas

Visando a melhoria da prática da educação física foram construídas três novas quadra poliesportivas anexas às escolas Álvaro Marques de Oliveira, Miguel Alves e Pedro Balbino de Menezes. Todas já foram entregues à população e já estão sendo utilizadas pelos alunos e por toda a comunidade. No próximo mês será realizada a entrega da quadra da escola João Neves Pereira, que também está sendo reformada.

Novas Unidades de Ensino

Segue bem adiantada a construção da nova escola do Patrimônio da Lagoa. Com o novo prédio os alunos da comunidade acompanharão as aulas com mais dignidade e total acessibilidade, diferente do antigo prédio que abrigava a escola. O município também continua tocando o projeto para a construção de uma nova escola infantil próxima ao Residencial Alegre e segue em diálogo com o FNDE para a retomada da obra da creche no Bairro Salvador, que foi paralisada devido irregularidades de antigas administrações.

Merenda Escolar

Boa parte da merenda escolar que chega aos refeitórios de nossas escolas vem da agricultura familiar do município. O PNAE exige que 30% da merenda venha da agricultura familiar, no município sempre ultrapassamos esses dados. Uma nutricionista montou um cardápio saudável com produtos da região o que facilita na a hora de atender essa demanda. Os agricultores são beneficiados e a alimentação dos alunos e sempre fresca e de qualidade.

Transporte Escolar

O município conta com uma frota própria para o transporte escolar, tendo adquirido recentemente três novos ônibus totalmente acessíveis para pessoas com necessidades especiais; e conta ainda com 40 ônibus de uma empresa terceirizada realizando as rotas de transporte escolar no interior do município.

Materiais Escolares

No início do ano letivo todos os alunos da rede municipal de ensino receberam Kits Escolares com todos os materiais necessários para o processo educacional. Os kits são formados por cadernos, canetas, lápis, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, borracha, tesoura, cola e canetas hidrocor. A composição dos materiais presentes em cada um dos kits varia de acordo com a série que o aluno está cursando. Brevemente também serão distribuídas a todos os alunos camisas de uniforme, da mesma forma que foi realizado o ano passado.

Outro destaque da Educação em Sooretama são os professores; profissionais capacitados e comprometidos com a formação de cada um de nossos alunos. A Secretária Municipal de Educação, Raquel da Silva Filipe, destaca que cada profissional tem papel importante nos bons resultados da educação em Sooretama. “O compromisso de cada um se reflete na melhoria dos números do IBEB, como podemos observar nos dados divulgados pelo MEC no final do ano passado”, destaca a secretária.

Com todos os investimentos realizados, as melhorias na estrutura física das escolas e a qualidade dos profissionais envolvidos Sooretama Acontece para todos os alunos da rede municipal de ensino, acontece para mim, acontece para você, acontece para todos.