Município de Sooretama assina o Pacto Transparência, Integridade e Participação
quinta-feira, 14 de junho de 2018

Sooretama será o único município do estado a participar do Programa Pacto Transparência, Integridade e Participação desenvolvido pela Controladoria Geral da União (CGU). O Pacto visa a implementação de ações que contribuam para a melhoria da gestão pública e que fortaleçam a capacidade de detecção e prevenção da corrupção. O Pacto foi assinado pelo prefeito Alessandro Broedel no final de abril e as ações começaram a ser desenvolvidas em maio e se estenderão até dezembro.

O prefeito destaca que a adesão a este programa é mais uma das ações de sua administração que prezam pela transparência da gestão e frisa que todas as ações propostas no Pacto serão desenvolvidas e colocadas em práticas para melhor funcionamento dos serviços públicos. Jordana Rodrigues Ferraz, controladora geral do município e coordenadora das ações do Pacto salienta a importância da cidade ser a escolhida entre os 78 municípios do estado: “O fato do município de Sooretama representar o Espirito Santo no Pacto é uma grande responsabilidade e mostra para população o compromisso da administração municipal com a transparência deixando claro para todos que ações de transparência podem ser realizadas também em cidades menores, como é o caso de Sooretama, e que mesmo com as dificuldades anteriormente encontradas, se há a vontade da mudança, por parte da gestão, como vem acontecendo no município, os resultados são claros e acessíveis à população”, pontua a controladora.

Algumas ações de transparência já são visíveis no município como a implementação e funcionamento da Ouvidoria Geral dando acesso à informação, o Portal da Transparência cada vez mais claro e atualizado diariamente e publicidade dos atos oficiais por meio do site da prefeitura, uma plataforma moderna e de fácil acesso. As outras ações do pacto seguem um cronograma estabelecido pela CGU e serão divulgadas por meio das mídias da prefeitura assim que forem executadas.

Por Edilson Lopes Assessor de Comunicação e Imprensa