SOBRE O MUNICÍPIO
 
Sooretama é um município  do estado do Espírito Santo. O nome Sooretama vem do idioma indígena tupi-guarani e significa refúgio dos animais silvestres. O munícipio faz divisa com Linhares ao Sul e a Leste, com Jaguaré ao Norte e com Rio Bananal e Vila Valério a Oeste.
 
 
Sooretama destaca-se internacionalmente por concentrar em seu território a Reserva Biológica de Sooretama (reconhecida pela Unesco como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) e, nacionalmente, por abrigar parte da Lagoa Juparanã, cuja nascente está localizada no Patrimônio Comendador Rafael. Nesse local, no ano passado, a Prefeitura iniciou a construção de um balneário com infra-estrutura para atender às necessidades básicas dos turistas. A Lagoa Juparanã, após pesquisa solicitada pelo município de Linhares, foi considerada a maior lagoa em volume de água doce do País e a segunda em extensão, perdendo somente para a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.
 
Dados do Município:
Fundação: 31 de março de 1994
Gentílico: Sooretamense
População estimada (2020): 30.680 habitantes
Densidade Demográfica: 40,66 hab./km²
Área Territorial: 587.036 km²
IDH: 0,662
PIB: R$ 266 966,707 mil
PIB per capita: R$ 18.958,13

Fonte: IBGE
 
Atividades Econômicas:
As principais atividades econômicas do Município, por ordem de importância, são a cafeicultura , a fruticultura e a pecuária. Existem em Sooretama 18.973 cabeças de gado bovino e aproximadamente mil propriedades rurais. Na atividade pesqueira, podem ser encontradas as seguintes espécies: tucunaré, traíra, piranha, cascudo, viola, piaba, curvina, acará, morobá e camarão.
 

A cultura predominante é o café conilon, seguida da seringueira com a extração de látex para o preparo da borracha natural que é comercializada para empresas nacionais. Em Sooretama encontra-se a segunda maior usina de beneficamente de borracha bruta da América Latina. Há também grande produção de laranja, maracujá, limão, mamão, pimenta do reino e coco.

No comércio varejista, a cidade conta com supermercados, açougues, farmácias, papelarias, bares, locadora, padarias, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, sapatarias, confecções. No setor industrial, apresenta-se com indústrias de couro, borracha natural, móveis, vassouras, caixas e eletrodomésticos.

 
Missão:
Promover o desenvolvimento social, cultural e econômico do Município de forma sustentável e integrada, por  meio da valorização do ser humano, visando à qualidade de vida da população de Sooretama.
 
Visão:
Desenvolver uma gestão participativa, transparente, profissionalizada, à partir do desenvolvimento agrícola sustentável.
 
Valores:
Desenvolvimento sustentável, ética, eficiência, transparência, credibilidade.

BOLETIM INFORMATIVO

  • Ícone do Youtube
  • Ícone do Facebook
  • Ícone do Instagram

Atendimento ao Público

Segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00

Telefone

(27) 3199-0266

Sessões Plenárias

Sessões

Endereço

Rua Vitório Bobbio, n° 281 - Centro
Sooretama/ES - CEP: 29927-000

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Sooretama. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.