Secretária de Meio Ambiente fala do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Sooretama e a Fundação Bionativa

Dolores Colle, secretária municipal de meio ambiente, falou com a reportagem sobre a importância da assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Fundação Bionativa e a prefeitura municipal de Sooretama ocorrido no último dia 24 de novembro de 2017 e destacou que com esse acordo a prefeitura poderá realizar atividades nas dependências da Fundação valorizando a participação popular, especialmente dos alunos da rede municipal de ensino, promovendo uma conscientização da preservação do meio ambiente.

O acordo foi assinado em uma cerimônia que aconteceu no Plenário da Câmara Municipal e contou com a participação do prefeito Alessandro Broedel, de vereadores, a atual diretoria da fundação e da professora Irene Garay que em sua fala destacou a importância desta parceria com a prefeitura e como isso irá valorizar a atuação Fundação no município. Garay se emocionou diversas vezes durante sua fala, e acredita que essa aproximação com o poder público municipal tende a fazer com que a população sooretamense reconheça ainda mais a necessidade da promoção de atividades que preservem e respeitem o meio em que vivemos.

Fundação Bionativa

A Fundação Bionativa é um Núcleo de Apoio ao Uso Sustentado das Plantas Nativas, criada em julho de 1998. Está localizada em uma área de 25 hectares, com uma área florestada que hoje forma o Bioparque, adquirida pela Prefeitura de Sooretama, e doada à Bionativa. A professora Irene Garay, conta como aconteceu a formação da ONG:

“Começamos em 1998. Fui com um projeto do Ministério do Meio Ambiente de ProBio (Programa Nacional de Biodiversidade). Havia pessoas da comunidade e secretários de municípios, da educação e da agricultura. Nós trabalhamos na primeira etapa. Havia um engenheiro que tinha implantado um viveiro utilizando parte do saber da comunidade para reflorestamento. Ele transferiu esse viveiro quando criamos a ONG Bionativa” explica Irene.

Clique aqui e acesse o Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Sooretama e a Bionativa.

Data de Publicação: segunda-feira, 15 de janeiro de 2018