Prefeitura realiza ação de prevenção a sífilis na Praça da Bíblia
terça-feira, 28 de agosto de 2018

A Secretaria de Saúde por meio do Programa DST/ AIDS - NAPS realizará uma ação com atendimento à população cujo o foco é a prevenção a sífilis nos dias 29 e 31/08 a partir das 18h30min. Também serão realizados testes voltados às Hepatites B e C e HIV.

Fique por dentro:

A sífilis pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem preservativo com alguém infectado. Há uma preocupação do município com os casos da sífilis congênita, aquela que é transmitida pela mãe infectada para o bebê durante a gestação ou o parto. Ela pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.

SINTOMAS: Os maiores sintomas ocorrem nas duas primeiras fases, que são pequenas feridas nos órgãos sexuais, período em que a doença é mais contagiosa. O terceiro estágio pode não apresentar sintoma, podendo ficar estacionada por meses ou anos, até o momento em que surgem complicações graves como cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos.

O tratamento é simples, geralmente feito com injeções de Penicilina. O quanto antes a doença for detectada, melhor para se ter a cura e evitar a transmissão. O uso de preservativo é um método eficaz para eliminar a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e a reinfecção, pois a sífilis pode ser adquirida por mais de uma vez.  O preservativo para homens e mulheres é oferecido gratuitamente nas Unidades de Saúde do município.

Assessor de Comunicação e Imprensa