Sooretama realiza 4º Oficina de Planificação da Rede Cuidar
quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Sooretama  por meio da Secretaria Municipal  de Saúde e da regional de Colatina,reorganizando a rede de atendimento, na atenção basica e realizou nesta quarta e quinta-feira (15 e 16 de Agosto), a quarta Oficina de Planificação da readequação cuidar.

As equipes formadas por profissionais de saúde de diversas áreas (médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos , agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, recepcionistas,fiscal sanitário, auxiliares de serviços, técnicos de enfermagem, motoristas, auxiliares de consultório dentário, auxiliar de serviços gerais ), foram divididos para participar da planificação em dois dias, para que os atendimentos nas unidades de saúde sofresse o mínimo de impacto possível, visto que a cada dia um grupo diferente de servidores participou do treinamento.

Este novo modelo está baseado na classificação de risco das famílias e da estratificação de risco dos pacientes em alto e muito alto risco, ou seja, depende qual o estado de saúde da pessoa. Uma vez feita a correta avaliação na Unidade Básica, se necessário, o paciente será encaminhado para a consulta especializada e exames. Mas não é só isso. A Unidade Básica e a Unidade de Consultas vão trabalhar juntas para acompanhar todos os passos do paciente. A comunicação entre esses dois níveis de atendimento é fundamental para que Rede Cuidar funcione e as pessoas tenham um atendimento de qualidade.