Dia Municipal da Paz é celebrado em Sooretama
quarta-feira, 18 de abril de 2018

O município de Sooretama celebrou na manhã desta quarta-feira o Dia Municipal da Paz instituído pela Lei Municipal 598/2010. A data foi comemorada com uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal de Trabalho, Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Populares, alunos e professores, autoridades civis e religiosas e membros de organizações não governamentais participaram da caminhada. O prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel, destaca a importância desta celebração: “a paz é um elemento muito importante na vida em sociedade por isso devemos sempre promover a paz em nossas casas, nas escolas, no nosso ambiente de trabalho e em todos os locais onde estivermos presentes”.

A caminhada começou às 8 da manhã em frente ao estacionamento de um supermercado da cidade, na BR 101, e seguiu pela avenida Vista Alegre, a principal da cidade, onde alunos distribuíram panfletos e caminharam com camisetas e balões brancos simbolizando a paz. O encerramento se deu por volta das 10 horas da manhã com apresentações culturais realizadas pelos alunos das escolas Alberto Stange Júnior, João Neves Pereira e do CEAMI – Centro de Acolhida Maria Imaculada, instituição ligada à Igreja católica.

Nas escolas municipais a data foi lembrada desde ontem, quando ações e atividades foram realizadas pelos alunos e professores. Na PEM Léia dos Santos foi realizado um manifesto pela paz no horário de saída dos alunos da escola junto de seus pais, com cantos, orações pela paz em nosso município e pelos países em guerra.

O Dia Municipal pela Paz foi instituído em memória da jovem Ana Felix, membra da Pastoral da Juventude da Paróquia Cristo Rei, falecida num acidente violento de trânsito no ano 2010. Na época a Pastoral da Juventude, junto a outros cidadãos sooretamenses, mobilizou a Câmara de Vereadores para a promulgação da Lei Municipal 598/2010 instituindo o dia 18 de abril como Dia Municipal da Paz e desde então este dia é recordado com passeatas, momentos de conscientização e apelos pela paz.

Clique aqui e veja uma galeria de fotos com outros registros da Caminhada Pela Paz.

Por Edilson Lopes (Assessor de Comunicação e Imprensa)