Prefeitura de Sooretama realiza prestação de contas em praça pública
segunda-feira, 08 de janeiro de 2018

Na última sexta-feira a Prefeitura de Sooretama realizou na Praça da Bíblia um evento apresentando um balanço da administração municipal em 2017, ressaltando as conquistas do município em diversas áreas e mostrando para a população sooretamense algumas perspectivas para o ano de 2018. A ação foi muito elogiada pelos presentes que afirmaram nunca ter visto este momento acontecer no município em outras administrações.

Na abertura o prefeito Alessandro Broedel ressaltou o seu compromisso com a transparência e com a gestão eficiente dos recursos do município e destacou a parceria e o trabalho dos secretários municipais e de toda a equipe de servidores que não medem esforços para o crescimento e desenvolvimento do município.

Balanço 2017

Durante o balanço de 2017 foram apresentadas a situação caótica em que a atual administração encontrou a prefeitura, com diversos problemas, dívidas e irregularidades em muitos setores. Também foram apresentados as conquistas alcançadas ao longo do ano de 2017 e que beneficiaram a população diretamente como a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, a redução dos gastos com diárias e com a realização de serviços urbanos, a valorização da cultura e das famílias sooretamense por meio da promoção de atividades esportivas e de lazer em diversos pontos da cidade, o resgate de elementos marcantes da cultura sooretamense como a banda marcial municipal, o desfile cívico no aniversário de emancipação da cidade e a comemoração do dia do evangélico.

O prefeito relembrou a dificuldade e os desafios encontrados ao longo do ano, mas também agradeceu por todas as conquistas alcançadas em benefício da população. Mais uma vez o prefeito afirmou não ter uma varinha mágica para resolver de uma vez os problemas de toda a cidade mas tem força de vontade, muito trabalho e uma equipe competente para auxiliá-lo nessa empreitada. O material completo apresentado durante o evento você pode encontrar no site da Prefeitura de Sooretama (www.sooretama.es.gov.br).

Perspectivas para 2018

Foram destacadas ainda algumas realizações que estão previstas para ocorrer em 2018, tais como:

- Distribuição de uniformes completos e kits de material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino.

- Construção de 3 quadras poliesportivas.

- Retomada das obras da creche no bairro Salvador.

- Retomada da obra do Estádio Municipal.

- Revitalização e urbanização da Avenida Vista Alegre que corta diversos bairros do município.

- Entrega da UTI Móvel à Secretaria de Saúde.

- Retomada das obras da escola do Patrimônio da Lagoa.

Entregas

O prefeito Alessandro ainda aproveitou o evento para entregar à população dois ônibus que estarão a serviço das secretarias de educação e saúde facilitando a locomoção de alunos e professores e auxiliando no transporte de pacientes e seus familiares para a realização de exames e procedimentos em outros municípios. O prefeito destacou que os recursos utilizados na compra do ônibus são resultado da economia feita com o pagamento de diárias ao longo do ano e com a economia realizada na prestação do serviço de limpeza pública que atualmente e realizado por uma equipe de servidores do próprio município.

Também foi entregue simbolicamente à secretária municipal de educação Izabel Bobbio um tablet, que será usado por todos os professores da rede municipal de ensino para aproximar os pais e responsáveis da vida escolar de seus filhos, pois a frequência e o boletim poderão ser acompanhados em tempo real por meio da internet.

Broedel repassou ainda às mãos de Fernando Camiletti, secretário municipal de agricultura as chaves da escavadeira que o município ganhou do Governo do Estado por meio do Secretário de Estado de Agricultura Octaciano Neto e do deputado Gildevan Fernandes. Gildevan que estava no evento aproveitou para parabenizar o prefeito pela coragem de apresentar em praça pública os resultados de seu trabalho ao longo de 2017.

Economia da Câmara Municipal

Finalizando o evento, por meio de seu presidente Madim Rigato a Câmara de Vereadores de Sooretama devolveu aos cofres do município, um cheque no valor de R$ 870.000,00. Esse valor é resultado de uma administração que usa de forma consciente e eficiente os recursos públicos. De acordo com Madim "este dinheiro deverá ser aplicado em algum projeto que beneficie a população e traga para o povo uma melhor qualidade de vida". Também estavam presentes no momento da entrega os vereadores Klysmamm Marcelino, Neuso Caliman, Paulao, Paulinho Do Gás e Erivelter Luns. O prefeito Alessandro agradeceu o empenho dos vereadores em legislar pensando no bem da população, sem medir esforços para agilizar demandas que são de extrema importância para os sooretamenses.