Avenida Vista Alegre e Sede da Prefeitura recebem iluminação especial para a conscientização do Outubro Rosa
sábado, 30 de setembro de 2017

A partir deste domingo a avenida Vista Alegre, rua que concentra a maior parte do comércio no Centro de Sooretama, e a sede da prefeitura receberão iluminação especial, cor de rosa, em referência ao Outubro Rosa. A iluminação faz parte das diversas atividades que acontecerão no município durante o mês de outubro como forma de conscientizar às mulheres sobre a importância da prevenção do câncer.

Dentre as ações já divulgadas no município acontecerá  a disponibilização de alguns serviços durante a noite no NAPS Idalécio Sossai, no Centro, para que aquelas mulheres que não podem utilizar os serviços durante o dia também possam cuidar de sua saúde.

Os serviços disponibilizados serão a coleta de exames citopatológicos (preventivo) e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites B e C. Os serviços serão disponibilizados em dias específicos em 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro, sempre das 17h às 20h. Os agendamentos devem ser realizados na sala de saúde da mulher no próprio NAPS.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Desde essa época, foram iniciadas ações voltadas à prevenção do câncer de mama, passando o mês de outubro a significar o período de conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce ao câncer de mama.